O que emagrece mais exercício ou calorias?

Uma das perguntas mais freqüentes feitas por aspirantes a entusiastas do fitness é “O que é mais importante: dieta ou exercício físico?” Com a praticidade em mente, decidimos dar uma olhada nas evidências.

Em um nível fisiológico, a perda de peso e o ganho de peso giram em torno do consumo e gasto calórico . Por isso, é importante entender o básico das calorias . Simplificando: perdemos peso quando comemos menos calorias do que gastamos. Por outro lado, ganhamos peso quando comemos mais calorias do que gastamos. Para perder um quilo de gordura, devemos criar um déficit de 3.500 calorias, que pode ser obtido por meio de exercícios ou dieta.

O Dr. John Briffa, que dirige um excelente blog de saúde, analisou um estudo examinando a perda de peso sem intervenção dietética. Ele explica:

Neste estudo, 320 mulheres na pós-menopausa cujo peso variou de normal a obeso foram randomizados para um exercício adicional ou nenhum grupo adicional de exercício (grupo controle). Aqueles no grupo de exercícios foram instruídos a tomar 45 minutos de exercício aeróbico moderado-vigoroso, 5 vezes por semana durante um ano.Ambos os grupos (o exercício adicional e o grupo de controle) foram instruídos a não mudar suas dietas.

No final do ano, verificou-se que o grupo exercício, comparado ao grupo controle, perdeu em média 2 kg (4,4 lbs) de gordura. Eu diria que muitos de nós ficariam felizes em soltar alguns quilos de gordura. Mas agora também gostaria de me concentrar no que essas mulheres precisavam fazer para alcançar essa perda.

Enquanto o grupo de exercícios foi instruído a se exercitar 5 vezes por semana durante 45 minutos, o que eles realmente fizeram foi exercitar-se por uma média de 3,6 dias por semana. O tempo total de exercício foi em média de 178,5 minutos por semana. Podemos multiplicar isso por 52 para obter o número total de minutos de exercício ao longo do ano e dividir isso por 60 para convertê-lo em horas. Fazendo isso, obtemos um total de menos de 155 horas. Isso é cerca de 77 horas de exercício por cada kg de gordura perdida.

A maioria das pessoas recusaria a idéia de se exercitar por 77 horas para perder 1 kg de gordura.

Um estudo, publicado no International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders , levou indivíduos treinados e os fez acompanhar a ingestão alimentar junto com o gasto de energia . No papel, houve um déficit calórico total criado pelos sujeitos. No entanto, quando os pesquisadores examinaram mudanças empíricas, nenhum peso foi realmente perdido. Acontece que os participantes estavam simultaneamente subestimando a ingestão calórica e superestimando o gasto calórico.

Compare os estudos acima com a auto-experiência hilariante de uma nutricionista que participou da “Dieta Twinkie” e, posteriormente, perdeu 27 quilos em 10 semanas. (Dica: não tente isso em casa.)

e você está perplexo com as informações acima, não se preocupe. Há uma explicação simples por trás disso, que vamos dividir em duas partes

Razão 1. O gasto com calorias através do exercício é relativamente pequeno no grande esquema das coisas.

Para ver por que os programas de perda de peso focados no exercício podem produzir baixa eficácia, é importante entender a contabilidade por trás do nosso gasto calórico diário .

Nós gastamos a maior parte de nossas calorias todos os dias apenas “permanecendo vivos”. Isso é conhecido como nossa “taxa metabólica de repouso”.

 

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