O sofrimento nos torna verdadeiramente forte?

O sofrimento nos torna verdadeiramente forte?

Mas a realidade é que apenas poucas pessoas são capazes de transformar o sofrimento em resiliência, isto é, a capacidade para lidar de forma positiva para eventos ou situações traumáticas, para ser capaz de reorganizar suas vidas em face de dificuldades e de reconstrução, em resposta a oportunidades positivas que a vida nos oferece. Então, sim, sofrer, faz com que seja realmente forte. E até mesmo a sofrer o amor pode ter seus lados positivos. Mas só se você é capaz de lidar melhor com a situação.
A dor como um mestre de vida: quando o sofrimento é bom (e quando não)

Nós aprendemos que a dor é um grande professor da vida, infelizmente, no entanto, nem sempre estamos prontos para seguir os ensinamentos.
Isso confirma a ciência: o nosso corpo, mantendo o controle de experiências dolorosas para nos avisar e salvaguardarci pela re-experimentar a mesma dor. Apesar disso, no entanto, nem sempre é capaz de ter a clareza e a consciência para entender o que foi o erro de não cometer mais ou qual comportamento ou situação específica ter causado sofrimento. Outras vezes, infelizmente, a dor pode ser evitada e, nestes casos, o risco maior é para falhar a re-emergir e não para ver de qualquer forma.
A perda de um ente querido, sofrer por amor, ou a experiência de eventos traumáticos podem desencadear um estado de profundo sofrimento emocional, cujo poder destrutivo, por vezes, se torna o catalisador para a sua existência. Isso acontece quando a dor não é compartilhada, disse, ou é ignorado.
Tentar ignorar a dor é psicológica, só serve para movê-lo, para não esquecer, porque quando o sofrimento se torna intolerável, a nossa psique para se defender, criou uma série de mecanismos de defesa (tais como a negação, a projeção, o isolamento do afeto e a intelectualização) que servem para nos defender da dor, mas, ao mesmo tempo, se a sua utilização torna-se contínua, estes mecanismos, a partir de estratégias de adaptação são transformados em estratégias de disadattive, tornando-se padrões de pensamento são rígidas e disfuncional que a distância e refletem a verdadeira resolução da dor psicológica e emocional.
Reagir ao sofrimento
Há basicamente duas maneiras de reagir a eventos dolorosos. Há pessoas que vivem a sua dor e gerenciá-lo, dia após dia, com coragem, para pedir a ajuda de entes queridos ou profissionais (tais como psicólogos ou psicoterapeutas), quando este se torna demasiado intenso para ser mal tolerados.
Outras pessoas, contudo, fazem a sua dor, o centro nevrálgico da sua existência, permanecendo as vítimas, sem, no entanto, ser capaz de lidar com ele realmente. O risco, nesses casos, é permanecer esmagado pelo peso de seu próprio mal-estar, e corte o mundo exterior, e não permitir que outros a abordagem, ou dar uma mão.
Há experiências dolorosas, que deixam suas feridas para sempre, como há algumas dores que não pode nos deixar indiferentes, e a única coisa que podemos fazer é aceitá-los, e aprender dia a dia para se mover para a frente da melhor forma possível.
Aprender com o “psicológico” dor
Infelizmente, como muitos de nós sabemos, muitas vezes não podemos mudar a situação ou o evento que causou a dor. Em vez disso, o que podemos e o que devemos tentar fazer é mudar a nossa atitude e pensamentos para este relacionados. É justamente nessa etapa que reside no poder transformador da resiliência.
Resiliência nos ajuda a gerenciar o sofrimento resultante da experiência de mais doloroso, traumático e estressante de nossas vidas, nos ensina como fazer com que a dor tolerável, para se levantar e continuar a viver. Entre as ferramentas mais eficazes para estimular a nossa capacidade de resiliência, vários concorda sobre a importância de ter uma rede de apoio social efetiva, capaz de nos inspirar, encorajar-nos, e nos sustentar em dificuldade.
Cultivar a nossa capacidade de resiliência
Desenvolver a resiliência é uma jornada pessoal. Nem todos reagem da mesma forma em frente à dor ou a eventos inesperados ou fatores de estresse que a vida coloca diante de nós, apesar de este, no entanto, existem estratégias eficazes que podem nos ajudar a desenvolver e aumentar a nossa capacidade de resistência. Vamos ver juntos.
Desenvolver e cultivar relações interpessoais. Relações interpessoais (com os amigos, com a família, mas também a participação em grupos desportivos ou religiosos) são fundamentais. Aceitar a proximidade e a ajuda e o apoio das pessoas ao nosso lado, especialmente nos momentos mais dolorosos, podem nos ajudar a fortalecer nossa capacidade de resiliência.
Aceitar as mudanças como uma parte do ciclo de vida. Temos que começar com a premissa de que podemos controlar os eventos, em vez disso, pode alterar a forma em que nós interpretá-los e a nossa reação para esses eventos. Pensar que há esperança, e que a dor nunca desaparece, nunca faz nada além de aumentar o ciclo de ansiedade e desespero, prejudicando a nossa capacidade de resistência.
Aprender a ser flexível. Um elemento fundamental para aumentar a nossa capacidade de resistência é a capacidade de se adaptar e, em particular, para ajustar as expectativas à realidade que nos rodeia. Devemos esforçar-se para ser flexível e preparado para reorganizar nossas vidas, quando necessário.
A resiliência é, portanto, um poderoso aliado que nos permite transformar o sofrimento em reação e nos empurra para não ficar vítimas de nossa dor, que precisam ser ouvidos e compreendidos, para evitar que ele se torne crônico. E, nestes casos, sim, a dor vai nos tornar realmente forte.